Minha esposa já tinha alimentado nosso cachorro. Sem se deixar abater, o cachorro sentou-se perto da tigela dela com um olhar inocente, mas faminto. Eu caí na gargalhada e dei a ela uma segunda refeição.
Veja o que eu fiz lá?
Usei um gancho para prender sua atenção e encorajá-lo a continuar lendo. Se você está lendo isso, funcionou.
Liz Willits define um gancho como a primeira coisa que chama a atenção do seu público. Ele deve motivar seu público a ler ou visualizar o restante do conteúdo. A redatora chefe e proprietária da Content Phenom, Liz, compartilha esse conselho em sua palestra no Content Marketing World, Hook Your Audience: How to Grab Attention in a Crowd of Content.
Importância de um ótimo gancho
Um gancho forte é o elemento mais importante do copywriting, diz o especialista Joseph Sugarman. “Se você não consegue capturar a atenção do seu público imediatamente, você os perdeu”, ele observa.
Liz diz que sem um ótimo gancho, os incríveis ativos de conteúdo que você cria podem nunca ter sucesso. Ela explica que os ganchos têm muitas variações, incluindo:
- Título do site ou imagem de herói
- Primeira linha (ou primeiras linhas) do texto
- Miniatura do vídeo
- Primeiros segundos de diálogo em um vídeo
- Imagem do Instagram
Pense nos trabalhos que você escreveu na escola. Seu gancho opera como uma declaração de tese. “Cada linha de texto, cada imagem, cada vídeo em torno do seu gancho ou seu título deve provar sua declaração de tese, seu gancho”, diz Liz.
Os ganchos devem cativar, chamar a atenção e ser únicos. Eles também devem ser verdadeiros. “Ganchos ruins e antiéticos são mentiras. Eles são manipuladores; eles exageram grosseiramente. Eles não entregam o que prometem. É tudo chiado e nada de bife, e eles parecem nojentos”, diz Liz.
Liz diz que, embora ganchos ruins possam produzir ganhos a curto prazo, eles têm consequências a longo prazo, incluindo:
- Desafios éticos (é simplesmente errado)
- Riscos legais
- Danos à reputação
- Associação negativa da marca
- Perda de confiança
- Perda de engajamento
MrBeast usa ganchos de forma eficaz
Jimmy Donaldson, mais conhecido como MrBeast, sabe da importância de grandes ganchos. Ele tem um dos canais mais seguidos do YouTube. Dez meses atrás, MrBeast tinha 186 milhões de assinantes. Em julho de 2024, eram 289 milhões.
Liz diz que os ganchos do MrBeast começam com os títulos dos seus vídeos. Ela compartilha alguns exemplos:
- Lamborghini vs. Maior triturador do mundo
- Todos os países do mundo lutam por US$ 250.000!
- De 1 a 100 anos Lute por US$ 500.000
- 7 dias encalhados no mar
- Fui caçado pelos militares
- Eu construí a maior torre de Lego do mundo
Acho os títulos estranhos (no bom sentido). Estou curioso para descobrir qual país ganhou os US$ 250.000, como MrBeast encontrou seu caminho do mar para a terra e como é a maior torre de Lego.
Liz diz que as imagens em miniatura do MrBeast também servem como ótimos ganchos:
“Eles são muito interessantes, muito coloridos e se destacam no YouTube. Ele se esforça muito neles porque sabe que (a miniatura) é uma parte importante do seu gancho ou do seu título”, diz Liz.
As linhas de abertura do diálogo também são importantes. Quando vejo uma nova seleção no meu serviço de streaming favorito, geralmente decido nos primeiros dois minutos se continuo assistindo. Liz diz que as linhas de abertura de MrBeast são intencionais e roteirizadas para fisgar os espectadores.
Aqui estão dois exemplos:
- “Atrás de mim está um assassino, e se ele me esfaquear com esta faca de borracha até o fim do dia, ele ganhará cem mil.”
- “Estamos agora encalhados em uma jangada no meio do oceano. E lá se vai nosso barco. Estamos agora encalhados por sete dias.”
Você não precisa copiar MrBeast, mas Liz diz que sua marca pode pegar ideias comuns e enquadrá-las de maneiras extraordinárias, únicas e atraentes. Vamos considerar um exemplo.
Criando um novo gancho para uma empresa de SaaS
Liz trabalhou com a Motion, uma empresa de software cujo produto ajuda os usuários com gerenciamento de tempo e agendamento. Ele cria listas de tarefas para agendar reuniões em horários ideais e bloquear horários no seu calendário para o trabalho. “O resultado é que você permanece focado e sabe exatamente no que deve trabalhar em seguida. Não se esqueça dos prazos; gaste menos tempo em reuniões”, explica Liz.
Antes de chegar aos seus ganchos de conteúdo, Liz fez pesquisas com clientes, entrevistas, testes de usuários e pesquisas de mercado. Ela aprendeu por que os usuários amavam o Motion, como eles o usavam e qual valor ele fornecia. Essa pesquisa orientou sua abordagem aos ganchos e a ajudou a desenvolver ideias de texto novas e exclusivas.
A página inicial original abriu com esta manchete:
“Não é mais uma ferramenta de produtividade que faz você trabalhar mais. Nós ajudamos você a trabalhar menos cortando distrações em 70%”
O texto de apoio observou que o Motion economizava duas horas por dia para os usuários.
A pesquisa de Liz descobriu que produtos concorrentes usavam mensagens semelhantes. Então, ela reformulou essas ideias comuns de uma forma única e atraente. Aqui está o que ela criou:
Título: Agora há 13 meses em um ano.
Subtítulo: O Motion aumenta a produtividade em 137%. Com automação e IA que planejam seu dia de forma inteligente, agendam reuniões e criam a lista de tarefas perfeita.
“É intrigante, é interessante e, obviamente, um ano de 13 meses não existe. E então, estamos criando uma dissonância cognitiva aqui que faz as pessoas continuarem lendo e continuarem na página. E esse foi nosso gancho principal”, diz Liz.
Um ótimo título cria impacto, mas o texto de apoio é o bife.
Liz garantiu que a cópia restante provasse que as declarações do título eram verdadeiras. Ela também atualizou a página com imagens de interface de usuário com um visual divertido. Ela usou cores vibrantes para se destacar dos concorrentes.
3 ideias de ganchos que você pode usar
Liz oferece três prompts com exemplos para criar ganchos para seu conteúdo. Eles abordam abordagens para medo, contrários e números.
Medos (e como resolver esses medos)
Incitar:
(Público) tem medo de (medo específico). Mas não deveria ter, porque (por que o medo específico não é algo para se preocupar).
Exemplo rápido:
Os profissionais de marketing de conteúdo têm medo de que o ChatGPT tome o emprego deles. Mas eles não deveriam ter, porque marketing de conteúdo é muito mais do que escrever conteúdo.
Caso de uso:
Liz mostra uma postagem do LinkedIn que ela publicou. Ela começa assim:
O ChatGPT não substituirá sua equipe de marketing de conteúdo.
Aqui está o porquê:
A frase de abertura despertou nos leitores o medo de que a IA generativa pudesse roubar seus empregos.
Ideias contrárias ou contraintuitivas
Incitar:
Tudo o que sei sobre a vida diz o contrário, mas (afirmação quase inacreditável).
Exemplo rápido:
Tudo o que sei sobre a vida diz o contrário, mas o café está morto. Ninguém bebe.
Pense sobre sua indústria. O que poderia substituir “o café está morto” por um fato aparentemente inacreditável, mas verdadeiro, sobre sua indústria?
Números
Incitar:
Use números específicos.
Exemplo rápido:
Tenho um documento Google de 84 páginas.
Caso de uso:
Liz usou o exemplo de 84 páginas em uma publicação do LinkedIn. O número levou os leitores a se perguntarem por que ela tinha um documento tão longo. Eles continuaram lendo para saber o porquê.
DICA: Amplie os decimais em métricas, como 99,98274% para tempo de atividade ou 215,1223% para ROI de um produto.
Imagem da capa por Joseph Kalinowski/Content Marketing Institute