Hoje você verá uma das minhas estratégias de SEO favoritas em ação.
“Guestográficos”.
Mais especificamente, mostrarei como Perrin usou essa técnica para chegar à primeira página do Google para várias de suas palavras-chave alvo.
Vamos direto ao assunto.
O Método Guestográfico:
Uma estratégia de SEO que gera resultados
Os guestographics funcionam por um motivo simples:
Eles tornam seu conteúdo MUITO mais fácil de compartilhar.
Publiquei um post há algum tempo que descreve todo o processo: Como obter backlinks com Guestographics.
Então, se você não leu o post, vá lá conferir.
Nesse post eu revelo como o Método Guestographic aumentou meu tráfego orgânico em mais de 175%:


E os Guestographics são uma das razões pelas quais o Backlinko está classificado no topo do Google em “SEO na página”:


Isso parece algo que você gostaria de tentar?
Continue lendo…
Como Perrin e David usaram Guestographics para disparar suas classificações (e tráfego)
Acabei de mostrar como o Guestographics funcionou bem para mim.
Agora é hora de revelar os resultados de Perrin e David.
Primeiro, temos Perrin Carrell.
Há algum tempo, Perrin lançou um blog sobre animais de estimação chamado HerePup.


Por que Perrin criou este blog?
Bem, alguns meses antes de Perrin pegar um lindo cachorrinho preto em um abrigo de animais (Chewie).


Como a maioria dos novos donos de cães, Perrin procurou a melhor comida de cachorro para Chewie…
…mas ele não encontrou nenhum conteúdo que o surpreendesse.
Foi quando Perrin percebeu que tinha uma GRANDE oportunidade bem na sua frente:
Não há blogs de cachorro com conteúdo alucinante. Por que não fazer o primeiro?
Nas próprias palavras de Perrin:
Depois de dezenas de sessões de escrita até altas horas da noite, o site de Perrin entrou no ar:


(Observação: O nome original do blog de Perrin era Chewie Says. Mas ele mudou recentemente para Here Pup.)
Essa é a boa notícia.
As más notícias? O espaço dos blogs sobre cães é dominado por um punhado de sites de autoridade massiva.
Isso significa que Perrin está competindo de igual para igual com mega-sites como PetMD.com e Cesar “The Dog Whisperer” Millan.
Poderíamos até dizer que o mundo é uma competição feroz (desculpe, não resisti?).
Para ter uma chance de lutar contra esses sites de autoridade massiva, Perrin tinha duas opções:
Opção 1: Ele poderia trabalhar duro em seu blog, publicar em um cronograma definido e ESPERAR obter tráfego (“A abordagem de publicar e orar”).
Opção 2: Ele poderia criar (e promover) alguns conteúdos incríveis.
Felizmente para Perrin e seu novo blog, ele decidiu pela opção nº 2.
E ele decidiu começar com a Guestographics.
Como foi?
A Guestographics aumentou seu tráfego orgânico de mecanismos de busca em 963% em apenas 6 semanas:


E graças aos posicionamentos em vários blogs populares sobre animais de estimação…


…e o Huffington Post…


…ele também canalizou mais de 1000 visitantes de referência direcionados para seu site:


Nada mal para um blog novinho em folha.
Nota: O segredo dele NÃO era um infográfico de $10.000. Como você verá em um minuto, o design teve muito pouco a ver com o sucesso de Perrin.
Com isso resolvido, é hora de explicar o processo passo a passo.
Etapa 1: Crie e publique um infográfico (muito bom)
Aqui está o acordo:
Apesar do que a maioria dos “gurus do marketing de conteúdo” querem que você acredite, o design desempenha um papel MUITO pequeno no sucesso de um infográfico.
Na verdade, escolher o tópico certo representa 90% do jogo.
E é aí que o infográfico de Perrin — 22 maneiras pelas quais os cães tornam os humanos mais saudáveis — faz sucesso:


Claro, o infográfico dele parece muito bom.
Mas não teria tido tanto sucesso sem um tópico com o qual os amantes de cães se importassem.
Agora:
Perrin tinha um palpite de que os donos de cães gostariam de saber que o Sr. Calças Fofas melhora a saúde deles.
Então ele pesquisou por “cães e saúde humana”.


E ele se deparou com este slideshow do ranking WebMD na primeira página:


(Sim, é realmente isso que parece.)
Como diz Perrin:
Embora a página WebMD deixe MUITO a desejar, ela atraiu backlinks de mais de 300 domínios de referência:


Em outras palavras, Perrin viu que havia uma demanda comprovada por conteúdo sobre “maneiras como os animais de estimação melhoram a saúde humana”.
Mas não qualquer informação…
…demanda por conteúdo visual.
Então Perrin decidiu criar um infográfico sobre esse tópico comprovado.
Primeiro, ele passou um dia pesquisando conteúdo para o infográfico.
Então ele contratou um designer freelancer para pegar sua lista de tópicos…


…e transformá-lo em um infográfico profissional.


Parece legal, certo?
Como você provavelmente sabe, publicar algo valioso não é suficiente para gerar backlinks de qualidade e tráfego segmentado.
Se você leva a sério a obtenção de resultados com seu conteúdo, precisa promovê-lo estrategicamente.
Isso nos leva ao passo 2…
Etapa 2: encontre pessoas interessadas em seu infográfico
Quando seu infográfico estiver pronto, é hora de fazer uma lista de pessoas que podem querer conferi-lo.
A maneira mais fácil de fazer isso? Pesquise palavras-chave que descrevam o tópico do seu infográfico.
Por exemplo:
Digamos que você acabou de publicar um infográfico sobre a Dieta Paleo.
Você pesquisaria no Google palavras-chave como “dieta paleo”, “receitas da dieta paleo”, “o que é a dieta paleo?” etc.
E o Google mostrará uma lista de blogs que costumam abordar esse tópico:


Você pode até usar o Google Suggest para obter ainda mais ideias de palavras-chave:


Veja como Perrin encontrou seus clientes potenciais na Guestographic:
Como acabei de descrever, Perrin pesquisou no Google usando palavras-chave como “animais de estimação e saúde”.
Mas ele não parou por aí…
Ele também pesquisou palavras-chave como “os 50 melhores blogs sobre cães”.


Essas palavras-chave “melhores de” conectaram Perrin com listas cuidadosamente selecionadas de blogs populares sobre animais de estimação:


Depois de encontrar um blog de qualidade em seu nicho, veja o que fazer em seguida:
Etapa 3: veja se eles estão interessados no seu infográfico
A maioria das pessoas aborda os blogueiros da maneira COMPLETAMENTE ERRADA.
Em vez de avaliar o interesse com uma mensagem de incentivo, eles vão direto para a venda agressiva.
Você provavelmente já recebeu alguns desses e-mails irritantes.
Você já respondeu a alguma delas?
Eu não pensei assim. 🙂
É por isso que você quer começar o processo de divulgação da Guestographic com um e-mail rápido…
…Um e-mail rápido que simplesmente pergunta se eles querem ver seu infográfico.
Aqui está um script testado que você pode usar:
Assunto: (Seu Tópico) Infográfico
—
Ei (Nome),
Eu estava procurando algumas informações sobre (Seu Tópico) esta manhã e me deparei com seu artigo: “(Título do artigo)“.
Coisa boa! Gostei especialmente de como você (Algo que eles disseram no artigo).
Na verdade, acabei de montar um infográfico sobre (Seu Tópico).
Me avise se você quiser conferir.
Saúde,
(Seu nome)
E aqui está o e-mail exato que Perrin enviou:


Percebe como a mensagem de Perrin é completamente diferente da maioria dos e-mails de divulgação insistentes?
Ele só está perguntando se eles gostariam de ver o infográfico… o que é fácil de vender.
Em outras palavras, você não quer criar links para nada no seu primeiro e-mail.
Por que não?
Quando alguém vê um link em um e-mail de alguém que não conhece, pensa: “essa pessoa deve querer alguma coisa”.
E eles apertaram o botão de deletar.
Mas quando você envia um e-mail que simplesmente pergunta se eles querem ver seu conteúdo, ele geralmente é recebido de braços abertos.
Na verdade, Perrin enviou 92 e-mails…
…e ele obteve 5 conversões (isso é um Taxa de conversão de 5,4%).
Sólido.
Agora:
Quando você receber uma resposta dizendo “claro, envie”, assim…


…é hora do passo 4.
Etapa 4: torne o compartilhamento do seu infográfico uma brisa (também conhecido como “The Bribe”)
Quando você quiser que outro site crie um link para o seu, você precisa se lembrar de uma coisa:
Quanto mais barreiras você remover, mais sucesso terá.
(Isso é verdade para qualquer coisa em marketing… não apenas para divulgação por e-mail.)
Bem, qual é a ÚNICA coisa que impede as pessoas de compartilhar um infográfico?
O fato de que eles têm que escrever uma introdução única para acompanhar isso!
Bem, a beleza do Guestographics é que você remova essa barreira.
Como?
Escrevendo essa introdução para eles.
Este é o modelo que eu uso:
Aqui você vai, (Nome)
Avise-me se você quiser compartilhar o infográfico em seu site. Ficarei feliz em escrever uma introdução única para acompanhá-lo ?
Saúde,
(Seu nome)
E aqui está o e-mail que Perrin enviou para as pessoas que gostaram do seu infográfico:


E como você está facilitando a vida deles, sua taxa de resposta será MUITO melhor do que um discurso agressivo:


Quando alguém disser “claro, envie-me uma introdução”, envie uma introdução de alta qualidade de 200 a 250 palavras.
Opa. Quase esqueci.
Aqui está o script para usar quando você enviar sua introdução:
Acabei de dar os retoques finais na sua introdução (anexa).
Avise-me se precisar de mais alguma coisa.
Obrigado!
(Nome)
E aqui está o e-mail que Perrin usou para enviar às pessoas sua apresentação única:


Etapa 5: adicione um link em sua introdução
Isso é importante:
A introdução exclusiva não facilita apenas o compartilhamento do seu infográfico.
Isso também torna seu link MUITO mais poderoso.
Como?
Ao contrário da maioria dos backlinks de infográficos, que aparecem automaticamente quando alguém compartilha seu infográfico usando um código de incorporação, como este…


…Os links guestographic são cercados por conteúdo exclusivo na introdução.


Links na introdução aumentam seu tráfego de referência e são melhores para SEO.
No total, a campanha Guestographics de Perrin trouxe 8 backlinks white hat relevantes para o nicho.
(5 vieram da Guestographics. Os outros 3 foram posicionamentos naturais que aconteceram depois que seu infográfico se espalhou pela web.)
Isso é um custo total de $25/link. Nada mal.