Pronto para obter backlinks de qualidade e aumentar a classificação do seu site no Google?
Incrível!
Este post contém 9 estratégias comprovadas de construção de links que estão funcionando MUITO BEM agora.
(Em 2022.)
Vamos começar!
1. Use dados para obter links de sites de notícias e blogs
Em um dos meus guias recentes, abordei como usar o HARO para se tornar uma fonte para repórteres.
E isso é algo que você DEFINITIVAMENTE deveria fazer.
Mas o HARO conecta você com jornalistas que estão planejando reportagens com antecedência.
E o que mais os repórteres fazem? Eles relatam as notícias, é claro! E as notícias não funcionam em um cronograma definido.
Então… se houver notícias de última hora relacionadas ao seu nicho, essa é uma GRANDE oportunidade de conseguir menções e links.
Veja o que fazer:
1. Monitore as notícias para novas menções aos principais tópicos do seu site
A maneira mais fácil de fazer isso é configurando um alerta do Google ou do BuzzSumo.
2. Alcance os repórteres com VALOR agregado
Se você quiser obter um link de um site de notícias, terá que se esforçar um pouco.
Você tem que fornecer valor real ao repórter. E, idealmente, tornar a vida dele mais fácil.
Entrar em contato e dizer “Vejo que você escreveu sobre isso, eu escrevi sobre isso também” fará com que você seja rapidamente sinalizado como spammer.
Como você fornece valor? Aqui estão algumas ideias:
- Dê a eles uma cotação com insights pessoais do seu setor. Inclua suas credenciais.
- Ofereça dados ou estatísticas exclusivos.
- Ofereça uma abordagem alternativa.
- Crie um infográfico ou um visual personalizado que eles possam incorporar em suas histórias.
Seja qual for o caminho que você escolher, há uma coisa que é SUPER importante…
Você precisa agir RÁPIDO.
O jornal de hoje é a reciclagem de amanhã. Então, o ideal é que você entre em contato no mesmo dia em que a notícia for divulgada.
Dica profissional: Crie um livro preto pessoal de jornalistas que cobrem sua indústria. Então, faça um ping para eles assim que você vir uma história surgindo. Dessa forma, você pode pegá-los enquanto eles ainda estão trabalhando em um artigo para publicação.
2. Técnica de Escala do Arranha-céu
Sim, o conteúdo skyscraper ainda é minha tática número 1 para construir links de alta qualidade.
Na verdade, este pedaço do Skyscraper Content que publiquei há algum tempo já acumulou 5,6 mil backlinks:


A melhor parte? Essa abordagem é SUPER simples. Na verdade, é tão simples que posso resumir em apenas 3 passos:
- Encontre um conteúdo popular no seu nicho. Dica: popular = muitos backlinks.
- Faça algo ainda melhor.
- Promova bastante isso!
Dito isso, aqui estão algumas dicas extras para ajudar você a escalar essa estratégia.
Encontre conteúdo popular
Seu primeiro ponto de contato é o Google. Pesquise uma palavra-chave popular em seu nicho, e é uma aposta segura que a página classificada em #1 terá backlinks impulsionando essa classificação #1.


Mas digamos que você não tem certeza de qual tópico será melhor para atrair links. Existe uma maneira de eliminar as suposições?
Sim.
(Observação: você precisará de uma conta do Semrush ou de qualquer outra ferramenta de SEO para isso.)
Semrush e outras ferramentas de análise de links têm um relatório chamado “Melhor por links”. Ele mostrará as páginas mais vinculadas em qualquer site.
Por exemplo, você pode ver que minha postagem sobre Fatores de Classificação do Google obteve links de quase 5 mil domínios!


Então conecte o site de um concorrente, encontre suas páginas mais populares e pronto. Fácil moleza.
Faça algo (MUITO) melhor
Encontrou uma página para fazer um skyscraper? Ótimo. Seu próximo passo é criar algo ainda melhor.
Mas…
…melhorar “um pouco” sua página não vai resolver.
Se você REALMENTE quiser atrair esses links, terá que fazer algo MUITO melhor.
Na verdade, tento fazer com que o conteúdo do meu arranha-céu seja 5 a 10 vezes melhor do que a página principal atual.
Como eu faço isso?
Fácil. Eu trabalho o que está faltando. Então, preencho essas lacunas.
Aqui estão algumas dicas da minha lista de verificação pessoal:
- A página de classificação aprofunda-se no tópico? Se não, vou garantir que cobrirei TUDO o que ela pulou.
- O texto da página de classificação é pesado? Se for, vou incluir MUITAS imagens de alta qualidade no meu post para torná-lo mais atraente visualmente.
- A página de classificação inclui vídeo? Se não, adicionarei um à minha. Na verdade, provavelmente farei isso de qualquer maneira!
- A página de classificação inclui 10 dicas? Então, incluirei 20. Duplicar é um bom ponto de partida.
- A página de classificação inclui links para recursos relacionados? Se não, vou garantir que a minha inclua.
Ainda não encontrei uma página que eu não consiga aumentar em 10x com um pouco de reflexão e muito trabalho duro.
Por exemplo, alguns meses atrás, percebi que a maioria das postagens sobre “como conseguir mais inscritos no YouTube” eram ruins.
Especificamente:
- Eles foram escritos por pessoas que não têm canais de sucesso no YouTube
- Eles citaram estratégias, técnicas e características ultrapassadas
- Eles não tinham nenhum recurso visual para mostrar como implementar cada estratégia
- Todos eles regurgitaram as mesmas estratégias cansadas
Então eu comecei a criar algo MUITO melhor.


Ao contrário das outras postagens que li, a minha tinha:
- Exemplos da vida real de como usei as dicas para fazer meu canal crescer
- Novas estratégias que você não encontrará em nenhum outro lugar
- Muitas capturas de tela e recursos visuais para tornar as técnicas fáceis de entender (e usar)
Promova o máximo disso
Entrar em contato com pessoas que você destacou em seu conteúdo é um bom ponto de partida para a promoção de conteúdo.
Além disso, aqui estão algumas outras dicas:
- Entre em contato com pessoas que criaram links para a página do seu concorrente.
- Entre em contato com pessoas que comentaram na página do seu concorrente.
- Entre em contato com pessoas que compartilharam a página do seu concorrente nas redes sociais.
- Entre em contato com pessoas que criaram links para outras páginas no top 10.
Crie uma grande lista de clientes em potencial… e enlouqueça!
Dica profissional: Confira o Skyscraper 2.0 para descobrir como levar isso para o próximo nível!
3. Método Moving Man 2.0
Acertou em cheio no “Método Moving Man”?
Aqui está outra maneira de obter links de qualidade de conteúdo desatualizado.
(Método Moving Man 2.0.)
Desta vez… em vez de focar em empresas que se tornaram pop ou mudaram de marca, vamos aproveitar o que está desatualizado Informação.
Por quê? Porque as coisas mudam!
Aqui está um exemplo super simples.
Digamos que temos uma página que classifica os sites mais populares do mundo.
Bem, há algum tempo o YouTube ultrapassou o Facebook como o segundo site mais visitado do planeta.
E adivinha o que aconteceu? De repente, havia uma TONELADA de páginas que continham informações desatualizadas:


Mais de 11.000 deles para ser exato!
(E essa é só uma pergunta…)
Então, agora temos uma “entrada” perfeita.
Pudermos:
- Entre em contato com todos os sites com informações antigas.
- Avise-os que mudou.
- Indique-lhes nossa própria página enquanto estivermos lá!
Dica profissional: Se algo mudou recentemente em seu setor, use a função de data do Google para encontrar artigos publicados antes da mudança.


4. Aposte em formatos de conteúdo eficazes
Quando se trata de criar conteúdo que atraia links de qualidade, não gosto de confiar em palpites. E você também não deveria.
Há uma série de formatos de conteúdo comprovados que as pessoas ADORAM vincular:
- Listar Postagens
- Questionários
- Postagens “Por que”
- Postagens “Como fazer”
- Infográficos
- Vídeos
Dito isso, cada indústria é diferente. No seu espaço, vídeos podem funcionar melhor. E para outros, são postagens de lista.
Então recomendo experimentar alguns formatos diferentes… e ver o que funciona melhor para você.
Então, invista nesses formatos.
Dica profissional: Combine dois ou mais desses formatos em uma peça. Dica: Uma postagem de “Como fazer” em formato de lista, ou uma postagem de “Por que” com um infográfico ou vídeo resolveria o problema.
5. Construção de links para podcasts
Há algum tempo, eu estava verificando de onde um dos sites do meu nicho obtinha seus backlinks.
E notei que uma grande parte dos backlinks deles vinha de podcasts.


Então decidi me tornar um convidado em tantos podcasts quanto possível.
Na verdade, eu apareci em acima de 50 podcasts ao longo do próximo ano e meio.


Esses podcasts não só me trouxeram muito tráfego…


Mas eles resultaram em toneladas de backlinks.


Então:
Como você acha que os podcasts funcionam?
Primeiro, pegue uma foto de alguém do seu nicho que participa de muitos podcasts. Depois, coloque a foto na busca reversa de imagens do Google.
E pronto:


6. Link Building de Página de Recursos
Qual é o propósito de uma página de recursos? Para criar links para outras páginas úteis!
E esse é o sonho de qualquer criador de links.
Tudo o que você precisa fazer é:
- Encontre-os.
- Certifique-se de ter algo que valha a pena um link.
- Alcançar.
Eu serei honesto:
Encontrá-los é provavelmente a parte mais difícil. Então aqui estão 10 pesquisas avançadas do Google que ajudarão:
- “{sua palavra-chave}” + inurl:recursos
- “{sua palavra-chave}” + inurl:links
- “{sua palavra-chave}” + inurl:recomendado
- “{sua palavra-chave}” + “melhores sites”
- “{sua palavra-chave}” + “melhores sites”
- “{sua palavra-chave}” + “sites recomendados”
- “{sua palavra-chave}” + “recursos recomendados”
- “{sua palavra-chave}” + “leitura adicional”
- “{sua palavra-chave}” + “leitura recomendada”
- “{sua palavra-chave}” + “sites úteis”
Dica profissional: Invertendo isso, uma página de recursos bem organizada e super útil no seu próprio site pode ser ótima para pegar links de qualidade. Você pode até tentar entrar em contato com OUTRAS páginas de recursos para sugerir que eles façam um link para a SUA página de recursos. Parece um pouco com A Origem… mas funciona!
7. Menções de marca não vinculadas
Se alguém menciona sua marca em um artigo, mas não inclui um link, essa é uma GRANDE oportunidade.
Tudo o que você precisa fazer é entrar em contato…
…e 9 em cada 10 vezes você receberá um link.
Recomendo configurar um alerta para o nome da sua marca.
Dessa forma, você receberá uma notificação sempre que sua empresa for mencionada na web.


Dica profissional: Tem uma técnica de marca como “The Moving Man Method”? Então configure um alerta para isso também!
8. Nomeie suas estratégias
Já ouviu falar do “Método do Homem em Movimento” ou da “Técnica do Arranha-céu”?
Bem… ambos os termos foram cunhados por mim 🙂
Isso significa que sempre que alguém escreve sobre eles…
…recebo outro backlink de qualidade!


Voce pode fazer o mesmo?
Claro! Tudo o que você precisa fazer é:
- Descubra um processo ou estratégia que seja exclusivo para o seu negócio.
- Dê a ele um nome atraente.
- Escreva sobre isso!
E escrever sobre o processo é a chave. Porque você só vai conseguir links se:
- Sua estratégia é SUPER útil.
- Você pode provar que funciona.
É por isso que sempre apresento estudos de caso da vida real quando revelo uma nova estratégia ou técnica.


9. E-mail de divulgação em duas etapas
Uma abordagem suave e suave para a divulgação pode muitas vezes gerar melhores resultados do que pedir um link logo de cara.
Tente usar e-mails de incentivo como o abaixo para aquecer seus clientes em potencial:


Dica profissional: Eu também uso essa técnica antes lançando uma nova postagem. Vou entrar em contato com um cliente potencial e contar a ele o que está por vir, depois pedir permissão para enviar para ele quando eu publicar. Na maioria das vezes, a resposta é um sonoro SIM! Um pouco de cortesia faz muito na divulgação.
Pronto para obter alguns backlinks de alta qualidade?
Todas as táticas acima foram testadas e aprovadas. E eu as usei para aumentar o tráfego de pesquisa do Backlinko de ZERO para mais de 175.000 visitas únicas por mês.
Bônus: eles também são 100% white hat. Então não precisa se preocupar em ser atingido por uma atualização do Google.