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5 de maio de 2025

Consumidores recorrendo à fraude de estorno à medida que a tática se torna popular

O índice de confiança digital do quarto trimestre de 2024 da Sift revela um aumento alarmante de 78% ano após ano em estornos e adoção em massa de fraudes primárias

Sift, a plataforma antifraude alimentada por IA que garante a confiança digital para as principais empresas globais, lançou hoje seu Índice de Confiança Digital do quarto trimestre de 2024. O relatório revelou um aumento significativo de fraudes e estornos primários que representa desafios substanciais para empresas em vários setores.

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Como se espera que as receitas globais do comércio eletrónico cresçam 14%, para 4 biliões de dólares em 2024, o Índice revela um cenário preocupante de transações digitais, com as taxas de litígio a aumentarem 78% ano após ano no terceiro trimestre de 2024. Além disso, no primeiro trimestre de 2024— conhecida como “temporada de estornos” após os feriados de dezembro – os valores de estornos aumentaram 59%, para US$ 374, em relação ao ano anterior.

Setores específicos foram os mais atingidos, com as viagens e alojamento online a registarem um aumento surpreendente de 816% nas taxas de estorno, o comércio eletrónico a registar um aumento de 222% e os bens e serviços digitais a aumentarem 59%.

Em meio ao aumento das pressões econômicas, muitos consumidores estão recorrendo ao estorno ou à fraude “amigável” para economizar dinheiro. E com o relatório da Sift descobrindo que 27% dos consumidores encontram conteúdo on-line que oferece “hacks” para obter reembolsos, apesar de estarem satisfeitos com suas compras, é mais fácil do que nunca para os compradores aproveitarem as vantagens das políticas de reembolso e disputas.

Como tática de consumo, a fraude de estorno também apresenta uma forte divisão geracional. De acordo com o relatório da Sift, as gerações mais jovens estão muito mais dispostas a participar: 42% da Geração Z admite ter participado em fraudes de estorno, em comparação com 33% dos Millennials, 21% da Geração X e apenas 6% dos Baby Boomers.

“Estamos vendo a normalização da fraude de estorno, com as gerações mais jovens vendo cada vez mais as disputas como um caminho legítimo para economia de custos, especialmente porque continuam a sentir altos níveis de ansiedade econômica”, disse Kevin Lee, vice-presidente sênior de Experiência do Cliente, Confiança e Segurança. , em Peneirar. “Em última análise, são as empresas que enfrentam as consequências e, à medida que tanto os estornos como as fraudes ‘verdadeiras’ continuam a aumentar, as empresas precisam de se equipar com tecnologias alimentadas por IA para evitar abusos e fomentar o crescimento lucrativo.”

Esse artigo é uma releitura de: aithority.com

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