A principal diferença entre marketing de conteúdo e marketing de entrada é que O marketing de conteúdo é uma tática para atrair clientes em potencial para os diferentes canais da sua empresa, enquanto o inbound marketing é uma metodologia.
Finalmente, como estratégia, o marketing de entrada Inclui diversas táticas, entre as quais se destaca o marketing de conteúdo, embora seja importante ressaltar que não é a única.
Eles têm abordagens diferentes
O foco é uma diferença fundamental entre marketing de conteúdo e marketing de entrada. O primeiro é focado na criação e divulgação de artigos de blog, infográficos, vídeos e materiais diversos para atrair potenciais clientes. para sua empresa, gerar interesse em sua marca e em seus produtos ou serviços.
Por outro lado, o inbound marketing, além do que foi mencionado acima, Seu objetivo é aumentar a confiança de seus prospects e clientes, sua retenção e fidelização.
Quer dizer, oferece a cada usuário as informações de que ele precisa no momento certo para orientá-los na jornada de compra e ajudá-los a tomar as decisões corretas, o que é ideal para fidelizá-los e transformá-los em promotores da sua empresa.
O marketing de entrada é mais amplo do que o marketing de conteúdo
Para facilitar a compreensão, imagine que o inbound marketing é um bolo e o marketing de conteúdo é uma fatia dele.
A partir deste exemplo, pode-se entender que O inbound marketing abrange a criação de conteúdo, mas vai além disso.
Utilize ferramentas de automação para facilitar o trabalho das equipes de marketing e vendas, Alimenta constantemente os clientes para melhorar a interação com eles, e utiliza estratégias de SEO para melhorar o posicionamento da sua empresa no Google e assim aumentar sua visibilidade.
Em geral, o marketing de entrada entende todas as táticas usadas para converter um visitante do site da sua empresa em um cliente satisfeito, pronto para recomendar seus produtos ou serviços para aqueles que você conhece.
O marketing de conteúdo tem um escopo limitado quando comparado ao inbound marketing.
Seus resultados são medidos de forma diferente
A forma como os resultados de uma estratégia de marketing de conteúdo e de inbound marketing são medidos também são diferentes.
Para saber se o conteúdo que sua empresa compartilha em seu blog ou redes sociais está funcionando conforme o planejado, você precisa avaliar métricas como: o número de visitas ao site, o tempo que os usuários passam nele e a taxa de rejeição, curtidas e comentários, Apenas para mencionar alguns.
Em vez de, O inbound marketing também lida com métricas como retenção de clientes, retorno do investimento e satisfação com sua empresa.
É importante dizer que, como o marketing de conteúdo pode fazer parte do inbound, suas métricas também são consideradas.
O inbound marketing traz mais benefícios
Outra diferença entre marketing de conteúdo e marketing de entrada são os benefícios que cada um oferece.
Uma boa estratégia marketing de conteúdo É ideal para chamar a atenção e manter informados seus potenciais clientes e compradores. Também é fundamental para gerar leads e, eventualmente, vender os produtos ou serviços da sua empresa.
Em vez de, O inbound marketing é mais personalizado e focado nas necessidades das pessoas interessadas no seu negócio. A abordagem inbound permite que você planeje cada conteúdo e cada interação com o cliente potencial para o momento ideal.
Dessa forma, consegue educar os usuários, convertê-los em leads, qualificá-los e, na hora certa, transferi-los para o setor de vendas para realizar sua compra.
Isso serve para os clientes, mas dentro da empresa o inbound marketing também é muito benéfico. Ajuda suas equipes a trabalharem alinhadas a objetivos comuns, otimiza processos e facilita o entendimento entre todos os departamentos, o que é essencial para gerar mais vendas e lucros em menos tempo.
Implementar o inbound marketing em sua empresa é uma decisão fundamental para encantar seus clientes potenciais e atuais.
Eles têm como alvo diferentes tipos de ações dos usuários
Enquanto que O marketing de conteúdo cria e distribui material para os usuários lerem e compartilharem com outras pessoas, O inbound marketing difere do anterior porque vai além disso.
Mira fazer com que um visitante do seu site execute ações específicas, como baixar um arquivo PDF, um e-book ou deixar seus dados em troca de suas informações de contato.
As ferramentas usadas por ambos são diferentes
Para fazer marketing de conteúdo são necessárias ferramentas como Google Docs Canva, Mailchimp, WordPress e Hootsuite. para citar alguns dos mais utilizados.
Você pode até fazer marketing de conteúdo de forma tradicional com um folheto impresso sobre a utilidade de um produto ou serviço específico.
Por outro lado, o inbound marketing, além de utilizar muitas das opções citadas acima, Requer também um CRM, software de automação de marketing, ferramentas para analisar as palavras-chave do conteúdo e otimizar o site da sua empresa, entre outras.
Eles exigem profissionais com habilidades diversas
Marketing de conteúdo Implica que seus criadores tenham habilidades avançadas em redação, produção de vídeo e designs de ótima qualidade.
Por outro lado, o inbound marketing, além do acima, requer especialistas capazes de desenhar uma estratégia completa isso facilita atrair pessoas para o seu negócio, convertê-las em prospects, ajudar a fechar vendas e, por fim, encantar os clientes da sua empresa.
Marketing de conteúdo ou marketing de entrada?
Se neste momento você está se perguntando qual opção é a melhor para sua empresa, a resposta é simples: ambas as alternativas são úteis e válidas.
Porém, ao compreender as diferenças entre marketing de conteúdo e inbound marketing, você perceberá que o inbound marketing é a opção mais abrangente e completa dos dois. Na Mailclick podemos ajudá-lo a implementá-lo na sua empresa. Contate-nos.