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Quando Bengaluru colocou fraldas no mapa
5 de maio de 2025

Quando Bengaluru colocou fraldas no mapa

Kimberly-Clark, pioneira e líder global de marcas de cuidados para bebês e crianças de confiança das mães – como Huggies, Kleenex, Andrex, Cottonelle, Scott, Kotex e outras – parece ocupar um lugar especial para Bengaluru, em comparação com outras cidades em A Índia, bem como o resto do mundo, onde está atualmente localizado o seu centro digital e tecnológico global.

“Bengaluru fornece acesso a um conjunto de talentos altamente qualificados e serve como um centro de inovação tecnológica na Índia”, lembrou Sreekanth Jayabalan, vice-presidente e CIO do escritório de transformação digital e mercados empresariais da Kimberly-Clark, durante uma entrevista com MIRAR.

Segundo ele, a decisão de estabelecer o GCC em Bengaluru foi em grande parte motivada pelo objectivo de promover a inovação pioneira dentro da Kimberly-Clark. Curiosamente, a empresa revelou que a equipa tem um histórico de desenvolvimento de coisas inovadoras para melhorar as suas iniciativas globais de velocidade de colocação no mercado.

“A equipe construiu uma solução habilitada para IA chamada Maestro, que nos economizou quase US$ 20 milhões anualmente, otimizando a forma como gerenciamos nossos estoques e nossa logística”, acrescentou Jayabalan. “Pode ser no marketing, no espaço de marketing digital, etc.”

Citando um hackathon recentemente concluído, um entusiasmado Jayabalan disse que foi fascinante ver várias soluções e demonstrações da equipe baseadas em IA – incluindo um comercial gerado por IA com menos de três minutos. “Isso acontece apenas em Bengaluru.”

Bengaluru x Huggies

Atualmente, o centro global de tecnologia digital da Kimberly-Clark em Bengaluru realiza projeto, implantação e suporte de soluções de engenharia.

“Temos nossos próprios arquitetos”, gabou-se Jayabalan, acrescentando que muitas soluções tecnológicas estão sendo arquitetadas e projetadas por nossos próprios associados. “Muitos dos quais se sentam no centro.”

Além disso, ele esclareceu que entre grande parte do uso e inovação baseados em IA que ocorre nos mercados da Kimberly-Clark em todo o mundo, as principais tecnologias estão sendo desenvolvidas em Bengaluru, tanto internamente como em estreita colaboração com Microsoft Azure, OpenAI e outros. , para aprimorar suas estratégias de marketing e comércio eletrônico.

Por exemplo, quando os consumidores procuram fraldas em plataformas como Flipkart ou Amazon – cada uma com o seu próprio algoritmo – a equipa emprega IA generativa para otimizar as páginas de exibição dos produtos. Esta IA adapta a linguagem e as palavras-chave para se alinharem ao comportamento de pesquisa do utilizador da plataforma específica, algo que seria difícil de gerir manualmente em grande escala.

Além disso, a equipe de Bengaluru também desenvolveu internamente algoritmos proprietários de otimização de rotas, que são usados ​​para ajudar a força de trabalho de campo, comerciantes e vendedores a decidir quais pontos de venda precisam cobrir diariamente.

“Existe um algoritmo de próxima melhor ação (NBA) que foi construído aqui (Bengaluru), mas implantado em todo o mundo”, disse Jayabalan.

NBA explicou: O algoritmo da NBA orienta ativamente os representantes de campo em cada etapa, recomendando o próximo produto para vender ou o próximo item para inspecionar na loja. Ao considerar tarefas como verificação de inventário, educar os clientes sobre as ofertas disponíveis e promover produtos específicos, prioriza o resultado de sucesso mais provável para cada interação com o cliente.

Bengaluru hospeda uma gama mais ampla de ferramentas internas de IA


Além de usar Microsoft Azure e OpenAI, A Kimberly-Clark também está construindo suas próprias soluções de IA. Seu Centro Global de Excelência em IA em Bengaluru apoia projetos como o KC-GPT, uma versão personalizada do ChatGPT enriquecida com os próprios dados da empresa.

Bots como o 'Fuel' ajudam as equipes a encontrar insights de mais de 15 anos de pesquisas de mercado, enquanto o 'Violet' ajuda os trabalhadores da fábrica a seguir as melhores práticas e usar os equipamentos corretamente.


O próximo passo da empresa é o ‘Clark IQ’, uma interface única que direciona automaticamente as perguntas do usuário para a ferramenta ou banco de dados de IA certo. Isso significa que os funcionários não precisam mais saber onde procurar. Clark IQ encontra a melhor resposta para eles.

O Clark IQ visa tornar mais fácil para os funcionários obterem rapidamente o que precisam, sem ter que descobrir qual sistema tem a resposta.

Crescimento 8x

A Kimberly-Clark disse que sua equipe em Bengaluru tem crescido exponencialmente. “Foi um investimento pequeno, cerca de dois milhões e meio de dólares, com uma equipa muito esquelética quando começámos”, revelou Jayabalan. Segundo ele, a empresa cresceu oito vezes nos últimos cinco anos e meio.

“Acho que eram cerca de 40 ou 45 pessoas naquela época. Hoje, crescemos para mais de 400”, disse Jayabalan. Isso representa um crescimento de quase 8x no tamanho da equipe.

“Portanto, se continuarmos com isso, não vejo nenhuma razão para não continuarmos numa trajetória como esta”, acrescentou.

Jayabalan disse que o GCC em Bengaluru faz toda a diferença. Ele destacou que a equipe está muito mais próxima do negócio e dos clientes do que qualquer parceiro integrador de sistemas ou provedor de serviços de TI.

Concluiu dizendo que, para os CCG, a velocidade de colocação no mercado é significativamente mais rápida e a capacidade de testemunhar múltiplos ciclos de inovação e iterações é muito maior. Como resultado, a aderência e o envolvimento são notavelmente mais fortes.

Esse artigo é uma releitura de: analyticsindiamag.com

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