70% dos consumidores considerariam uma marca diferente após uma experiência ruim de atendimento ao cliente com IA, de acordo com uma nova pesquisa da Acquire BPO
À medida que as empresas recorrem cada vez mais ao atendimento ao cliente com tecnologia de IA para reduzir custos e aumentar a eficiência, elas correm o risco de alienar uma grande parte de sua base de clientes se a experiência do cliente for comprometida, de acordo com uma nova pesquisa da Acquire BPO, líder global em experiência do cliente e terceirização de processos de negócios.
“Ao mapear cuidadosamente uma experiência que combina IA e suporte humano perfeitamente, as marcas podem atender os clientes onde eles estão e fornecer um serviço consistentemente excelente em todos os pontos de contato.”
Quando perguntados sobre a probabilidade de considerarem uma marca diferente após uma experiência frustrante com um chatbot de IA, 70% dos consumidores disseram que levariam seus negócios para outro lugar após apenas uma experiência ruim. As empresas têm apenas uma chance de acertar, destacando a importância de mapear uma estratégia forte de implantação de IA.
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O Pesquisa de IA em Atendimento ao Cliente de 2024 foi conduzido para Acquire BPO pela plataforma de pesquisa de terceiros Pollfish para explorar insights de sentimento do consumidor e como as empresas podem mapear proativamente suas estratégias de experiência do cliente de IA. A Pollfish pesquisou as experiências de 600 consumidores dos EUA com mais de 18 anos que contataram uma empresa para problemas de suporte no ano passado.
As principais conclusões incluem:
- 70% dos consumidores considerariam uma marca diferente para sua próxima compra após apenas uma experiência frustrante com atendimento ao cliente suportado por IA.
- Os consumidores são 2,5 vezes mais positivos sobre sua experiência de bate-papo com humanos em comparação com bots com tecnologia de IA.
- Metade dos consumidores tem uma opinião negativa sobre empresas que dependem mais de IA para suporte ao cliente, citando desvantagens como falta de contato pessoal, menor precisão e tempos de resolução mais longos.
- Os consumidores estão dispostos a investir seu dinheiro em suas preferências, com 57% dos fãs de chatbots dizendo que escolheram um serviço ou produto porque eles sabiam que o serviço oferecia suporte por chatbot, e 72% dos que tinham preferência por atendimento humano disseram que a disponibilidade de suporte humano ao cliente influenciou suas decisões de compra.
- Muitos fãs de chatbots preferem concluir uma tarefa desagradável ou inconveniente em vez de falar com um agente de suporte ao cliente humano, com 29% dizendo que preferem declarar seus impostos, 29% dizendo que preferem ajudar um amigo a se mudar de um apartamento no 6º andar sem elevador e 26% dizendo que preferem limpar o banheiro.
- 40% dos consumidores estão confiantes na capacidade da IA de lidar com problemas simples tão bem quanto um humano, e 49% disseram que se sentiriam mais confortáveis usando o suporte da IA se tivessem a capacidade de alternar para um agente humano a qualquer momento.
Para maximizar os benefícios da IA e evitar suas armadilhas, a Acquire BPO recomenda que as empresas a utilizem criteriosamente para as tarefas certas — e façam o mesmo com agentes humanos.
- Não tenha medo de usar IA para atender a solicitações simples. 40% dos consumidores estavam confiantes na capacidade da IA de lidar com problemas simples tão bem quanto um humano, apresentando uma oportunidade fácil para as empresas otimizarem uma parte de sua carga de trabalho de suporte.
- Use IA para referenciar problemas passados, mas não vá muito longe na previsão de problemas futuros. 61% dos entrevistados gostaram da ideia de a IA lembrar de problemas passados para agilizar o contato futuro com o suporte ao cliente, no entanto, 50% responderam negativamente ao uso da IA para prever problemas antes que eles aconteçam.
- Use IA para escalar problemas. 55% dos consumidores responderam positivamente ao saber que a IA poderia detectar frustrações com a análise de sentimentos e ajudar a encaminhá-los a um recurso ou agente humano para ajudar com problemas mais complexos.
- Forneça caminhos claros para que os clientes solicitem um agente humano. 49% dos clientes disseram que se sentiriam mais confortáveis usando suporte com tecnologia de IA se pudessem mudar para um agente humano a qualquer momento.
“Desbloquear o poder da IA é essencial para que as empresas ganhem uma vantagem competitiva, no entanto, o futuro do atendimento excepcional ao cliente exige encontrar o equilíbrio certo entre IA e suporte humano”, disse Scott Stavretis, CEO da Acquire BPO. “Ao mapear cuidadosamente uma experiência que combina IA e suporte humano perfeitamente, as marcas podem atender os clientes onde eles estão e fornecer um serviço consistentemente excelente em todos os pontos de contato.”
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Esse artigo é uma releitura de: aithority.com