Graças à IA, qualquer profissional de marketing pode criar rapidamente uma postagem de blog, artigo ou outro tipo de conteúdo em minutos.
Mas se esse conteúdo vai repercutir com seu público é outra história — especialmente se você depender de pesquisa de palavras-chave e ideias genéricas de IA para alimentar sua estratégia. Ele pode impulsionar suas classificações de pesquisa, mas não necessariamente construirá autoridade de marca, criará conexões confiáveis ou resultará em um impacto positivo de marketing.
Para atingir todos esses objetivos por meio de seus esforços de marketing de conteúdo, você precisa de um entendimento mais profundo das necessidades do seu público. Você também precisa dos dados certos, incluindo insights sobre quem está acessando seu conteúdo, o que eles querem realizar e com qual conteúdo eles estão mais engajados.
Para ajudar a prepará-lo para o sucesso, compilamos 10 dicas sobre como alavancar dados para aprimorar sua estratégia de marketing de conteúdo. Siga essas recomendações para criar conteúdo que demonstre o valor único da sua marca e impulsione um desempenho de marketing mais forte.
Dica 1: Vá além dos dados demográficos básicos
Não confie somente em dados de idade, gênero ou localização para informar sua abordagem de conteúdo. Em vez disso, aprofunde-se com metodologias de pesquisa que forneçam uma compreensão mais clara dos comportamentos, motivações e preferências do seu público.
Isso pode ser feito com pesquisas de audiência, entrevistas com clientes e técnicas de escuta de mídia social. Insights úteis também podem ser coletados de suas análises de site existentes, canais de feedback de clientes e dados de histórico de engajamento.
O que você descobrir pode indicar maneiras de otimizar suas mensagens, segmentação e seleção de canais.
Dica 2: concentre-se nos tópicos, não apenas nas palavras-chave
Sim, SEO é importante. No entanto, perseguir palavras-chave de alto volume não necessariamente melhorará suas classificações ou ajudará a distinguir seu conteúdo. Use insights dos dados do seu público para criar conteúdo que realmente os interesse.
Comece aplicando as informações que você coletou por meio das técnicas de pesquisa sugeridas acima. Por exemplo, digamos que os dados mostram que seu público-alvo quer conselhos sobre como eles podem se beneficiar do aprendizado de máquina. Você pode preencher esse déficit de conhecimento com conteúdo ressonante tópico otimizado para direcionar tráfego de pesquisa para o site da sua empresa.
Dica 3: Alinhe-se com vendas e sucesso do cliente
As equipes de vendas e atendimento ao cliente da sua empresa interagem regularmente com membros do seu público-alvo, o que as torna fontes valiosas para obter insights de conteúdo.
Esses parceiros organizacionais têm acesso direto a insights como:
- Perguntas frequentes dos consumidores
- Objeções comuns que eles encontram
- Tendências comportamentais e preferências que eles observaram
- Como os clientes existentes usam (ou pretendem usar) seus produtos e serviços.
Peça para eles compartilharem o que aprenderam por meio de suas conversas com clientes. Então, use isso para informar suas decisões sobre os tópicos e ideias sobre os quais escrever. Isso ajudará seu conteúdo a abordar melhor os desafios do mundo real, e suas equipes internas podem alavancar esse conteúdo em seus esforços de divulgação.
Dica 4: Desenvolva o conteúdo principal primeiro
Escolher tipos e tópicos de conteúdo específicos pode ser exaustivo. Existem milhões de conversas que você pode criar — como saber por onde começar?
Aprenda com os aprendizados coletados seguindo as três dicas acima: analise os dados coletados, restrinja sua lista de tópicos, estabeleça quem é seu público-alvo e crie um modelo para a estratégia abrangente de marketing de conteúdo que você pretende usar.
Comece com conteúdo destacando sua proposta de valor única e abordando os principais pontos problemáticos do seu público. Então, crie conteúdo suplementar para dar suporte à sua estratégia geral.
O conteúdo principal pode diferir dependendo de quão bem estabelecida sua marca está. Marcas mais novas devem lançar uma rede ampla com conteúdo criado para impulsionar o reconhecimento da marca. Marcas que já são bem conhecidas ou construíram uma forte base de clientes podem querer priorizar tópicos de fundo de funil para se conectar com consumidores prontos para converter.
Dica 5: Crie uma hierarquia lógica de conteúdo
Use a análise de site para estruturar sua experiência de conteúdo para que ela ajude a guiar seu público em sua jornada de compra. Você pode analisar dados para identificar perguntas comuns para criar perguntas e respostas e conteúdo de instruções, pois as pessoas geralmente buscam respostas e têm mais probabilidade de ressoar com seu conteúdo se você fornecer informações úteis.
Além disso, focar em conteúdo evergreen — ativos que permaneceram relevantes ao longo do tempo e podem ser facilmente atualizados, de acordo com seus dados — deve ser uma parte significativa do seu conteúdo principal. Estruture-o para levar seu público ao conteúdo específico no qual eles podem ter demonstrado interesse. Inclua perguntas e respostas, artigos de instruções, clusters de conteúdo e tópicos evergreen para canalizar seu público para suas áreas de interesse específicas.
Dica 6: Publique com propósito e atualize o conteúdo existente
Sua estratégia deve ter um plano de distribuição que tenha como alvo públicos específicos para tópicos-chave. Isso ajudará seu público a descobrir o conteúdo certo na hora certa para impactar sua tomada de decisão.
Saiba por que você publica cada peça e onde ela será mais efetiva. Continue a usar isso como um guia para conteúdo futuro.
O mundo do conteúdo é um lugar em constante mudança — às vezes rapidamente também. É por isso que manter o controle do conteúdo publicado e revisar periodicamente seus dados de desempenho é tão importante quanto publicar um novo conteúdo. Você não quer que informações valiosas fiquem apenas no seu site, acumulando poeira.
Com o passar do tempo, as informações no seu conteúdo podem ficar desatualizadas, ou o público pode exigir novos detalhes sobre o tópico. Resolva esses problemas atualizando ou melhorando o conteúdo de baixo desempenho antes de criar um novo conteúdo. Pequenas atualizações podem impulsionar classificações e conversões.
Dica 7: Diversifique e personalize o conteúdo em toda a jornada do cliente
Crie diferentes tipos de conteúdo para apelo relevante em cada estágio da jornada do cliente, desde a conscientização até o suporte pós-compra. Isso pode incluir blogs, postagens em mídias sociais, infográficos e formatos de conteúdo multimídia.
Ao demonstrar sua expertise, não tenha vergonha de tornar seu conteúdo uma experiência divertida e interativa para os clientes. Criar conteúdo como pesquisas, ofertas personalizadas, quizzes e eventos são ótimas maneiras de demonstrar a expertise da sua marca, ao mesmo tempo em que fornece aos consumidores uma experiência divertida e interativa para se envolver.
Usar uma plataforma de dados do cliente (CDP) pode ajudar você a fornecer conteúdo personalizado com base em insights coletados por meio de navegação anterior, engajamento e comportamento de compra dos seus clientes.
Dica 8: Publique consistentemente e priorize a ressonância humana
Qualidade é essencial, mas volume e cadência também importam. De acordo com um estudo da HubSpot, publicar de 5 a 10 artigos por mês leva a um bom ROI e ajuda a manter o conteúdo relevante e o tráfego do site consistente. Isso também verifica continuamente as palavras-chave que seu público pesquisa regularmente, alimentando ainda mais seus dados de SEO.
Fique de olho no seu ROI. Essa medida do desempenho do seu conteúdo pode dizer com que frequência postar e permite que você experimente novas ideias. Simplificando, se alguns artigos são mais populares do que outros, você pode decidir se concentrar em criar mais conteúdo em torno desses tópicos de alto desempenho.
Use IA para pesquisa e ideias, mas confie na criatividade humana para escrever. A IA é boa para fins de pesquisa, mas tira o aspecto humano do conteúdo, então certifique-se de incluir peças bem escritas que ressoarão com seu público. Incorpore avaliações de clientes, depoimentos e postagens de mídia social para adicionar autenticidade e credibilidade ao seu conteúdo.
Dica 9: Teste tudo
Use o teste A/B para descobrir o que funciona melhor em seu conteúdo, design, CTAs e métodos de distribuição. Teste seu layout, design, títulos e subtítulos e outras peças de conteúdo e veja qual impacto eles têm em suas metas organizacionais.
Dica 10: Centralize o gerenciamento de conteúdo
Use um CMS moderno para gerenciar, publicar e medir o desempenho do seu conteúdo em todos os canais. Isso ajudará a manter a consistência e permitirá que você personalize o conteúdo em escala.
Lembre-se de se adaptar às tendências em constante mudança na criação de conteúdo. Você precisará se ajustar adequadamente para atingir melhor seu público-alvo. Ao seguir essas dicas, você terá uma estratégia orientada por dados para marketing de conteúdo que realmente se conecta com seu público e gera resultados.
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